Passe o mouse e clique na imagem acima para saber mais sobre os Centros de Tratamento de Cólera.

Desinfecção

Desinfecção

© Sally McMillan/MSF

Todos que entram no CTC passam por uma bacia com água clorada para desinfetar os pés. As mãos também devem ser lavadas. Os pacientes passam por uma avaliação e são levados para o tratamento. Suas roupas são lavadas em uma solução de cloro e, se houver um chuveiro disponível, eles podem lavar o corpo depois de receber tratamento.


Gestão de Resíduos

Gestão de Resíduos

© Robin Meldrum/MSF

Os resíduos contaminados são incinerados e/ou enterrados em uma cova para controlar a propagação da cólera. Isso inclui os resíduos como pano e plástico, agulhas e vidro e resíduos orgânicos.


Latrinas

Latrinas

© Erico Hille

As latrinas são fornecidas para garantir que todo o resíduo humano fique contidos em um recipiente, ajudando a prevenir a propagação do cólera.


Água limpa

Água limpa

© Cecile Dehopre/MSF

A distribuição de água potável é essencial, já que o tratamento envolve a reidratação dos pacientes, que perdem fluidos através da diarreia e/ou vômito. A água é clorada para garantir que os níveis de bactérias sejam seguros para consumo humano.


Leitos especializados

Leitos especializados

© Susan Sandars/MSF

Os pacientes graves são tratados em leitos especializados que permitem a eliminação eficaz dos excrementos em um balde abaixo da cama. Os baldes também são fornecidos ao lado do leito para os pacientes que apresentam vômitos. Os baldes são trocados regularmente, o resíduo despejado higienicamente e os baldes desinfetados com cloro.


Hidratação

Hidratação

© MSF

Os pacientes com sintomas graves são internados em uma área separada do CTC, onde eles recebem tratamento intravenoso com solução salina para reidratação. À medida que eles se recuperam, passam a usar os Sais para Reidratação Oral (SRO) misturados em água. Os pacientes de grupos de risco, como crianças, idosos e mulheres grávidas recebem antibióticos e suplementos como Zinco.


Recuperação

Recuperação

© Sven Torfinn

À medida que os pacientes se recuperam, eles são transferidos para um área onde são tratados com Sais para Reidratação Oral (SRO) e monitorados para garantir sua recuperação completa.


Suprimentos e Administração

Suprimentos e Administração

© MSF

Os profissionais de logística garantem que os suprimentos médicos estejam sempre em estoque. Os itens especialmente importantes são os Sais para Reidratação Oral (SRO), cloro, água, soro, equipamentos e soluções salinas. A equipe médica de Médicos Sem Fronteiras nos CTCs seguem os Protocolos de Cólera feitos para garantir que o centro funcione da forma mais eficiente possível e que os pacientes recebam tratamento de qualidade.


O que é um Centro de Tratamento de Cólera (CTC)?

Um Centro de Tratamento de Cólera (CTC) é essencial para tratar os pacientes com casos graves de cólera. O CTC é uma ala de isolamento especializada para receber esses pacientes, projetada para evitar o alastramento da doença. O centro também oferece tratamento eficiente e estabilização para os pacientes.

O cólera é uma doença que começa abruptamente, e os casos devem ser detectados e tratados o mais cedo possível. A desidratação acontece muito rapidamente e pode matar se não for tratada imediatamente e corretamente com reposição imediata de líquidos e sais minerais. A maioria dos pacientes pode ser tratada apenas com reidratação oral. Apenas os pacientes com desidratação severa precisam receber reposição intravenosa de líquidos (IV).

Qualquer pessoa que apresente sintomas de cólera, que incluem diarreia aguda e vômito, deve procurar tratamento em um Centro de Tratamento de Cólera o mais rápido possível.